Histórias

1 - Relato do Professor Olavo de Oliveira Lima Sobrinho

O professor Olavo é um dos mais antigos professores atuantes na área de geotecnia da UFMS, e que ainda está na ativa lecionando, contribuindo para o desenvolvimento profissional de muitos alunos que passaram, e ainda estão, pelas salas da FAENG. Em entrevista com ele, nos contou sua caminhada dentro da Universidade, regado de momentos saudosos, e como o curso se desenvolveu, conforme relata no trecho:

“Em 01 de fevereiro de 1975 fui admitido na UEMT (Universidade Estadual de Mato Grosso), para ocupar o cargo de professor do Magistério Superior na área de Geotecnia, a fim de ministrar as disciplinas de Mecânica dos Solos, Obras de Terra e Fundações. Durante essa caminhada de mais de 46 anos nesta instituição como docente, me dediquei muito para adquirir experiência, com o objetivo de cada vez mais levar um conhecimento da prática da engenharia para os alunos… Como docente, boas amizades foram adquiridas nesses anos, com colegas professores, técnicos de laboratórios, técnicos administrativos, alunos, ex-alunos e com funcionários de limpeza em geral. No tempo do Departamento de Hidráulica e Transportes (DHT), vivíamos como uma família. Nessa época, as salas de professores eram próximas umas das outras e com uma constância de à copa para saborear um bom cafézinho, onde sempre estávamos reunidos, assim éramos sempre felizes. Com o passar do tempo, houve grandes mudanças no espaço físico das salas de professores e extinção DHT, o que implicou no distanciamento dos professores, dificultando os nossos encontros com frequência. Mesmo assim as amizades permaneceram. Ainda, com o passar do tempo, vários colegas das épocas passadas foram se aposentando, e alguns faleceram, sendo que, atualmente, resta bem poucos colegas ainda na ativa e as convivências do dia a dia se distanciaram. Logo também vou me aposentar e a minha grande expectativa é um substituto para assumir o meu lugar para dar continuidade na disciplina, com experiência e muita dedicação para ministrar Fundações…”

Ainda, quando perguntamos sobre o processo construtivo do Laboratório de Mecânica dos Solos, comumente conhecido como Laboratório de Transportes, nos contou sobre o quanto foi difícil alcançar esse objetivo.

LATRAN atualmente.

“A grande expectativa, no início, era ter um prédio próprio, mais espaçoso, para o Laboratório de Solos, pois as aulas eram ministradas numa sala ao lado do Laboratório de Materiais de Construção Civil, e aquisição de mais equipamentos. Mas, naquela época, era impossível a construção de prédio com espaço físico adequado para o laboratório, devido à falta de recursos. Somente na década de 1980 que o prédio foi construído e, assim, abrigou-se nesse espaço físico, também, o Laboratório de Estradas. Somente assim foi possível adquirir mais equipamentos essenciais para ensaios. Com a criação de novos cursos, como Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo, em julho de 2005, o laboratório precisou passar por uma reforma com ampliação, onde houve um aumento significativo do espaço físico. E, depois outra expectativa surgiu, ocorreu a aquisição de prensas para ensaios especiais, como o de Cisalhamento Direto e Triaxial…”

Entrevista com o Professor Olavo.

Ele também dividiu conosco como foi a evolução do corpo docente da Engenharia Civil, pois no primeiro semestre em que ele foi contratado, era o responsável por ministrar as aulas teóricas de Fundações I e Mecânica dos solos. No semestre seguinte, foi contratado o Prof. Lauro Rodrigues Furtado, o qual começou a ministrar as disciplinas de Obras de Terra e Mecânica dos Solos. No entanto, em março de 1977, o Prof. Lauro foi cedido para a Prefeitura Municipal de Campo Grande – MS, e a partir disso as disciplinas ficaram sob a responsabilidade do Prof. Olavo. As duas disciplinas voltaram a ser ministradas pelo Prof. Lauro somente em março de 1980, quando ele se afasta da Prefeitura e retorna à Universidade.

No final do ano de 1980, o Prof. Olavo se afastou da Universidade para cursar Mestrado na área de Geotecnia pela Universidade de São Paulo, ingressando o Prof. Marcos Aurélio Rondon para ocupar o cargo de professor de Fundações I e II. Com o seu retorno no segundo semestre de 1983, voltou a ministrar a disciplina de Fundações, ocupando esta função até hoje.  Em abril de 1985, foi contratado o Prof. Cláudio Luiz Resta Frangelli para auxiliar nas aulas teóricas das disciplinas de Obras de Terra e Mecânica dos Solos, juntamente com o Prof. Lauro.

Com este relato, trazemos lembranças de bons momentos vividos a vários alunos que passaram pela faculdade e, também, histórias para os que ainda irão sentar naquelas carteiras. Por isso a importância de celebrarmos o evento dos 50 anos + da Engenharia Civil, para que não somente a história do Prof. Olavo, mas como de muitos outros que contribuíram e ainda contribuem, possam ser compartilhadas.

Profº Dr. Olavo de Oliveira Lima Sobrinho, graduado em Engenharia Civil pela Faculdade Educacional de Bauru – SP, Mestre em Geotecnia pela Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e Doutor em Ciência da Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD, Paraguay).